segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dunas

O dia estava com um quê de misterioso nublado. Era um céu marítimo, meio prateado, de enormes nuvens escamosas, de cor meio indefinível: cinza-peixe. Às três da tarde cairia um granizo leve, e Citônio encontrava-se na praia, com Trivela, sua melhor amiga. Os dois calçavam tênis ol-istar, e vestiam calças diins, mas ele usava uma jaqueta de veludo verde, com uma camisa cor-de-preto por baixo, enquanto ela optou pelo mole-tom, nem lá nem cá, e desprendera os cabelos caindo num ombro. A água parecia muito fria - de fato, a areia coalhava-se de águas-vivas congeladas, que atraíam muitíssimas gaivotas, preenchendo a brisa do mar de uma gritaria desoladora. Os dois comentavam uma notícia de jornal:
Um cientista descobria que todos são trinta e três por cento mais baixos do que imaginava-se até então, porque a medida do metro estava errada. Pesquisando os sistemas de medidas, encontrou erros no cálculo da curvatura da Terra, e que o que pensávamos ser um metro era, na verdade, um metro e meio. Portanto, deveria-se diminuir a altura de todos em um terço, e refazer todos os aparatos de medição, réguas, fitas etc. Somente os países com outros sistemas métricos escaparam da triste fatalidade de encurtamento global.
Sentindo-se rebaixados, amargavam essa questão antropológica e um tanto quanto filosófica. Será que a medida das roupas mudaria também? O gê passaria a ser eme, o eme a ser pê, o pê a ser pepê, e o pepê a ser beibiluque? ......... Péra, seria o contrário, não? Porque nesse sentido as medidas estariam aumentando mais ainda! Puxa, muito complicado. Crucial seria, portanto, um programa governamental para a redução geral e gradual dessas medições.
Citônio olhava para o mar celeste, só que estava meio triste, porque comprara uma camisa de presente para Trivela que agora poderia ficar grande... ele aprendeu a não tirar a etiqueta dos presentes.

5 comentários:

  1. só tire a etiqueta de presentes recebidos após uma semana de uso.

    ResponderExcluir
  2. comento pra mostrar que leio. e curto! :D

    ResponderExcluir
  3. Assim como o Paulo, venho aqui deixar meu protocolo de que eu leio e curto as aventuras de Citônio e sua turma, bem como seus poemas fudidos e cosmopolitas. Espero não ter que fazer isso novamente, pois é profundamente constrangedor e burocrático tal ato.
    Até breve,

    Luísa Valença Reis

    ResponderExcluir
  4. esses textos me lembram muito um livro que eu tenho de um cara que também escrevia em blog e depois lançou seu livro. chama "Abaeté [estórias de Amanda e Eric]" e o nome do cara é Bondia. Vou te emprestar, no dia em que eu te entregar o texto da Viola, que também vai fazer aniversário aqui. Mas como vocêr não vai ler até entrar de férias, acho que não tem pressa.

    ResponderExcluir
  5. comento pra mostrar que leio, e curto!

    ResponderExcluir

Faça da interrupção, um caminho novo.